segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A INFLUÊNCIA DO AMONÍACO

PARA AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE LIMPAR POMBAL

Ao iniciar mais uma Campanha Desportiva, penso ser interessante falar um pouco de uma tese defendida por alguns Columbófilos sobre o excesso de excrementos acumulados dentro dos Pombais, quer pelo meio de FOSSAS, quer pela utilização de GRADES ou ESTRADOS, ou por aqueles que não gostam de limpar Pombais.


A maioria dos Columbófilos não sabe ou não se apercebe que em 500 gramas de alimento consumido pelos Pombos, este expulsa 460 gramas de excrementos úmidos acompanhados de Urina. Estes principiam aplica-se à sua própria alimentação, em todos os animais.

A exatidão desta cifra está provada e demonstrada por alguns investigadores que estudaram este índice de transformação em diversas Aves. Muitos columbófilos pensam que o Pombo absorve na totalidade tudo o que come, mas na realidade, não é verdade e apenas absorve uma pequena percentagem. Se contabilizarmos a Ração aplicada aos Pombos durante o Ano e se fizermos as contas atrás referidas podemos analisar a quantidade de fezes expulsas pelos mesmos.

Uma vez os excrementos eliminados pela Ave, a estes chegam todo o tipo de microorganismos e organismos que continuam a digerir e a decompor estes excrementos. Neste percurso e nesta operação alguns destes organismos transformam as substâncias Protéicas destes excrementos em Ácidos Amoniacais ou produzem Ácidos Carbônicos ou Ácidos Sulfúricos ou até Ácido Metano, sendo todos estes produtos GASES que entram na atmosfera do Pombal. Estas substâncias respiradas pelos Pombos são evidentemente perigosas e nocivas para o organismo das Aves. Esses excrementos, detectados em grande quantidade dentro dos Pombais podem prejudicar os próprios Pombos, provocando enfermidades e ocasionam um grande Stress aos mesmos, abrindo um caminho para outras grandes infecções, assim como para uma grande bateria de Traça e Piolhos dentro do Pombal.

As enfermidades são mais numerosas, a produção (de ovos) diminui, os problemas Respiratórios aumentam. O Amoníaco na atmosfera dentro do Pombal é um grande inimigo silencioso que inclusive provoca sintomas dramáticos em certas ocasiões, e pode provocar mortes repentinas por Tricomoniase ou Paratifose, que muitas vezes o Columbófilo associa a outras situações.
O Amoníaco é descrito como um GÁS incolor de odor muito agressivo e picante, característico de Urina quando esta se evapora. Na concentração máxima deste GÁS, o que o ser humano pode suportar será de + ou - 8 horas, e a partir daqui começa por sentir um mal estar, fortes dores de cabeça que pode levar a desmaio. Nos animais os resultados são muito parecidos ao que observamos no ser humano.


Muitas vezes aparecem casos isolados em certos Pombais com Pombos a manifestarem certas infecções oculares, chorar da vista, espessura dos tecidos que envolvem a mesma, com corrimento espesso a colar toda a estrutura ocular. Existem alguns estudos referentes a esta enfermidade, chamada de CONJUNTIVITE AVIÁRIA, que demonstram que basta 60 a 70 PPM de Amoníaco dentro do Pombal para provocar esta doença, e que as concentrações superiores a 70 PPM produzem não somente lesões nos olhos como também uma inflamação séria na Traqueia, nos Brônquios, nos Pulmões (com pieira ou gôgo) de seu nome PLEUROSE, infecção que abrange a membrana que envolve os pulmões. Isto pode aparecer em qualquer Pombal ou a qualquer Pombo.


Estes sintomas que acabo de descrever podem aparecer a qualquer hora da tarde ou da manhã, mas as manifestações mais concretas serão á noite. Isto será o resultado de uma exposição de apenas algumas semanas para que estas manifestações negativas possam aparecer principalmente às vibrações respiratórias com um ruído muito acentuado no sossego das Aves durante a noite de seu nome (pieira ou gôgo).

Quando este GÁS Amoniacal for eliminado da atmosfera do Pombal tudo volta ao normal, as Aves passarão a ter um estado sanitário adequado e justo. Caso contrário passam a sofrer de uma doença crônica como alguns seres humanos viciados no tabaco, também alguns Pombos têm demonstrado que ao viverem numa atmosfera Amoniacal consomem menos alimentos, perdem peso e a própria forma em relação a Pombos que vivem com ar puro.


Para concluir posso afirmar que só uma boa higiene adequada e rigorosa dos Pombais permitirá evitar a ação nociva do N-H-3 libertado pelos excrementos. A principio calcula-se a ventilação do Pombal, tendo como base a reserva de Oxigênio e a eliminação do Ácido Carbônico, nestes últimos anos os Columbófilos mais atentos dão grande importância á entrada do Oxigênio nos seus Pombais, e formando portas de saída do Ácido Carbônico, o que muitas vezes não está bem calculado.

Para os Columbófilos que só limpam os seus Pombais de semana após semana aconselho que depois da limpeza e com os Pombos fora dos Pombais possam queimar dentro do Pombal um pouco de alecrim + eucalipto em partes iguais e deixem o fumo entranhar nas paredes do Pombal. Este exercício funciona como desinfetante dos Ácaros do Pombal – MOSCAS – MOSQUITOS - ARANHAS – ARANHIÇOS e outros, deixando ficar um aroma espetacular. Depois colocar no chão do Pombal umas gotas de EUCLIPTOL (extratos de eucalipto) este funciona como aromatizante que as Aves agradecem e as VIAS RESPIRATÓRIAS também.
*Fonte Yahoogrupo