quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Doença, sintomas & Tratamento.


SALMONELOSIS OU PARATIFOSIS



Doença dos pombos jovens que lhes causa uma morte prematura sem sintomas específicos. Os pombos adultos que se curam transformam-se em portadores e continuam eliminando salmonelas, pelo que sempre é preferível eliminá-los. Na postura podem transmitir a doença através dos poros da casca dos ovos.
AGENTE CAUSAL: almonela Typhimurium
TRANSMISSÃO
Oral: Pelo alimento ou na água da bebida.
Aérea: Por inalação do pó.
Ovárica: Do ovário ao ovo.
SINTOMAS
1 - Intestinal: Diarréia com fezes espessas rodeadas de mucos, elementos não
digeridos em água suja de cor parda ou verde, espumoso. Engrossamento da cloaca.
Adelgaçamento.
2 - Articular: do intestino passa ao sangue e daí ás articulações de maior movimento (cotovelo). Asa caída
3 - Orgânica: ataca todos os órgãos manifestando-se com uma respiração curta e debilitamento geral.
4 - Nervosa: ataca o cérebro e a espinal medula produzindo:
- perda de equilíbrio
- paralisia
- torcicolos (parecido com New Castle)
DIAGNÓSTICO: Sorológico, ou seja, os anticorpos do sangue dos animais infectados.
TRATAMENTO
- Antibióticos: Tetraciclinas -- seguir a dosagem recomendada pela bula da embalagem, e sempre continuar a administração do medicamento por pelo menos dois dias a mais.
- Enrofloxacina (flotril) injetável com 0,10 ml no músculo peitoral duas vezes ao dia, e aplicar até dois dias após a cura.
- Furazolidona Mínimo 15 dias, por isso não convêm. (a ave fica muito debilitada) recorrer a furazolidona quando não encontrar outros medicamentos.
- Zelotril ( Baytril ou genéricos) 2ml para cada litro de água durante 10 dias em seguida, pode ser injetado no local da lesão também. Você deve hidratar os animais e para reaver a flora nada melhor que um levedo de cerveja. A forma injetável é mais eficaz, dosagem indicada de 0,10 ml no músculo peitoral.
- TRIBRISSEN injetável a 0,05 ml por aplicação intra-muscular (músculo peitoral) uma vez ao dia até dois dias depois da cura. Com seringa de insulina e agulha ultrafina.
- Terramicina Pó Solúvel com antigerme 77 da Pfizer.
PROFILAXIA
De nada adianta vitaminas, alimentos balanceados, medicamentos de primeira linha se o pombal é um desastre em termos de manutenção e limpeza.
É necessário dedicação e atenção para esse item, pois limpeza = saúde e saúde = a bons pombos e bons resultados e com uma colônia estável.
Economia de tempo e dinheiro com o manejo adequado e higiene, dificilmente se enfrenta surtos de doenças.
Limpeza e desinfecção (pelo menos semanal). OBRIGATÓRIO!
1 - 2 dias de antibióticos cada 15 dias. Tipo a terramicina pó solúvel com antigerm 77 da pfizer ou Norflomax da ouro fino.
Vitaminas – é a famosa água amarela, vitagold, potenay e outros da mesma linha, normalmente é bom variar essa suplementação variando as marcas usadas.
Outra forma de prevenção é a adição de vinagre ou água sanitária na água, pois produz um ambiente ácido no nos intestinos das aves tornando o ambiente inadequado para as bactérias.
Dosagens: vinagre - uma colher de sopa por litro de água.
Água sanitária: duas gotas por litro de água. (depende muito da marca devido a concentração de cloro).
Outra forma super eficaz de se controlar a salmonelas e outras infecções por bactérias é o uso do do Layinex da quinabra.
IMPORTANTE
É uma ZOONOSE (pode contagiar o homem por contato direto).
Se o seu pombal não é limpo regularmente, não é desinfetado, pulverizado periodicamente, você corre o risco de contrair essa doença quando estiver com a sua resistência orgânica em baixa (caso de quando está gripado ou muito estressado).

Doença, sintomas & Tratamento.


POQUETES



DESCRIÇÃO
O vírus das poquetes produz alterações típicas na pele e mucosas dos pombos. Não é contagioso aos humanos ou outros mamíferos.
SINTOMAS
Na pele - aparece uma acumulação de crostas na pele (poquetes), especialmente próximo das mucosas dos olhos e região do bico e nas patas. O vírus penetra através de pequenas lesões (arranhões, bicadas e picadas de insetos). As poquetes distinguem-se claramente da pele, apesar de estarem firmemente presas a ela. (NB: Não remova as lesões; pode causar sangramento).
Na mucosa - Formam-se excrescências difíceis de remover na mucosa das cavidades do bico e garganta. Estas excrescências podem impedir a ave de se alimentar, beber e respirar.
A infecção é geralmente benigna (não prejudicial), desde que as lesões da pele e mucosas - que podem manifestar-se simultaneamente - sejam controladas e se confinem ao local afetado. A situação piora se o vírus entrar na corrente sanguínea e colonizar os órgãos internos. A infecção das Poquetes dura 3-4 semanas, ou até várias semanas ou meses no caso de pombos subnutridos. Afecções bacterianas secundárias podem complicar a evolução da doença.
TRATAMENTOS
O tratamento é feito administrando aureomicina (clorotetraciclina ) e também se não achar a Tetraciclina pode ser usada também, mas de preferência para a aureomicina.
Dosagem é de uma cápsula ou comprimido por dia durante 8 dias, ou até o completo desaparecimento das poquetes, se encontrar em pó verifique na embalagem a dosagem e use por no mínimo 8 dias – 10 dias.
Conjuntamente administrar um suplemento de vitaminas do complexo B12.
Poquetes (pipocas) é doença que só aparecem em pombais sem limpeza e higienização adequadas, se não seguir os manejos de limpeza do pombal e prevenção com os pombos, vai sempre ter problemas.
IMPORTANTE
Não forneça aos pombos alimentos que contenham cálcio (ex.: grit) durante o tratamento, uma vez que o cálcio bloqueia a clortetraciclina reduzindo a sua eficácia. Os pombos afetados não devem fazer vôo livre.
Não fornecer água para o banho.
 
DIAGNÓSTICOS
As duas formas podem ser identificadas de maneira relativamente simples, pelo aspecto típico das crostas ou depósitos na pele ou mucosas. Suspeita-se da existência da doença, pode obter-se uma confirmação pelo exame microscópico de tecidos afetados, detectando as chamadas "marcas Bollinger" que contêm grandes quantidades do vírus.

Doença, sintomas & Tratamento.

PIOLHOS, ÁCAROS, DÍPTEROS, CARRAÇAS

DESCRIÇÃO
Respeitante ao tema não vou estender-me, somente direi que existem piolhos, ácaros, moscas e carraças nos pombos e que provocam imensos danos na plumagem, ás vezes seriamente.
A melhor forma de combatê-los é mediante um banho de aspersão (pulverização direta no pombo), mas nunca de imersão. Também há que ter em conta que os produtos derivados das piretrinas que são os indicados para aplicação direta nos pombos e dos organofosforados que são tóxicos para as aves, e ainda que não se manifestem sintomas de intoxicação, podem provocar baixos rendimentos nos concursos.
Verificar sempre a bula do produto a ser usado, todos os que contêm piretróides e cipermetrinas podem ser aplicados direto nos pombos (proteger a cabeça do pombo) e devem ser usados para aplicar nas instalações do pombal, os produtos que contem organofosforados só devem ser aplicados nas instalações e é indicado para isso por controlar parasitas e insetos que não são afetados pelos piretróides.
Ao aplicar os organofosforados nas instalações, retirar os pombos do local e só reintroduzi-los depois de duas horas e quando estiver completamente seco. Usar também o lança-chamas, elimina-se a maior parte dos ácaros do pó, e depois lavar com água pressurizada e pulverizar.
TRATAMENTO
Existem dezenas de produtos piretróides, atente sempre para a fórmula, ao comprar, tire a dúvida com o vendedor, não corram riscos desnecessários.
1 ml/litro de água e pulverizar os pombos por baixo das asas, nas costas e caudas, em toda extensão da asa, só não aplique na cabeça, proteja os olhos dos pombos.
Antes de embarcar pombos para provas, faça uma solução de 2 ml/litro de água e com uma esponja, passe no corpo do pombo e costas (sem encharcar) pode ser usado também o óleo de neem para essa operação, previne-se que seus pombos venham carregados de parasitas (infelizmente, muitos columbófilos não cuidam devidamente dos seus pombos, não tomaram consciência dessa responsabilidade para com os colegas)
PROFILAXIA
Vacinação com ivermectina (ivomec) aplicar 4 gotas no bico (deixar cair na garganta) micro-gotas da ponta da agulha, previne os vermes e ácaros dos pulmões, aplicar a cada 3 meses.
Limpeza - higiene. - Desinfecção - observar os manejos para salmonelose.
Sem limpeza impecável, nada feito.
Na água de banho, colocar vinagre e sal (uma colher de sopa se sal e um copo americano de vinagre) ou óleo de neem (0,5 ml por litro de água) – os pombos podem beber dessa solução sem problemas.

Doença, sintomas & Tratamento.


ORNITOSIS



AGENTE CAUSAL: Clamidia

SINTOMAS
Similares a uma gripe.
- Secreção nasal e ocular parecido com a micoplasmosis.
- Diarréia----> adelgaçamento (emagrecimento) lento---> morte.
DIAGNOSTICO: Laboratório (método Stamp)
TRATAMENTO
Cloratetraciclinas + Tilosina. Seguir as dosagens indicadas nas bulas.
Trissulfin da Ouro Fino. Seguir as dosagens indicadas na bula.
Uso um colírio "fenidex", tem funcionado muito bem. É uma gota em cada olho. Também a pomada oftalmológica Dexafenicol é muito boa.
Ornitose se cura com qualquer antibiótico específico, de tretraciclina (terramicina) a Baytril. Mas uma semana depois volta. O problema é insolúvel até que se melhore a ventilação do pombal. Ou seu pombal ficou mal ventilado ou você está com muito pombo. Como paliativo deixe a filhotada solta o dia inteiro.
Nota: Toda a colônia deve ser submetida ao tratamento, e não apenas as aves infectadas.
Separe as aves gravemente infectadas antes de iniciar o tratamento, pois é pouco provável que venham a curar-se.
Para avaliar a eficácia do tratamento devem analisar-se bacteriologicamente amostras de fezes 14 dias após a sua conclusão, repetindo a análise duas vezes a intervalos de 3 semanas.
PROFILAXIA
Desinfecção a fundo. Seguir os mesmos procedimentos indicados para a salmonelose. Sem limpeza e higiene é trabalho perdido.